Páginas

sábado, 1 de maio de 2010

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS-4 A 5 ANOS NÍVEL III


ATIVIDADES FÍSICAS PARA CRIANÇAS
atividades com corda:
Oferece um grande número de atividades que contribuem para desenvolver a agilidade, a flexibilidade, a coordenção muscular, na orientação e estruturação espaço-temporal e na lateralidade.
exemplos deatividades:
Pular com um pé só, com dois pés , pernas unidas, imitando algum animal, sobre a corda; Engatinhar sobre a corda, por volta dela sendo que a corda formará um figura geométrica; corda amarradas ao alto, ultilizando-se de bexigas, as crianças deverão joga-las ao alto, por cima da corda, brincar por baixo dela; Pular de um lado para o outro. Essa é a professora Cenir, feliz da vida com as crianças explorando a corda!

turminha de 2010-estágio PARA a monografia nível III: CRIANÇAS ENTRE 4 A 5 ANOS. DESENVOLVIMENTO DA ORIENTAÇÃO ESPACIAL

AQUI A CRIANÇA ESTÁ REALIZANDO, A CAMBALHOTA, ELA JA CONSEGUE REALIZAR O MOVIMENTO SOZINHA.
LEMBRO QUE MINHA PROFESSORA NA FACU DISSE QUE CRIANÇAS COM SINDROME de DOWN, NÃO É ACONSELHÁVEL PRATICAR ESSE MOVIMENTO, POR CAUSA de SUA INSTABILIDADE CERVICAL.
MONTEI UM CIRCUITO, SALTOS, DESLOCAMENTO, OBSTÁCULOS, TERMINAVA COM ESSE ROLAMENTO A CAMBALHOTA.











''
RATINHO E GATINHO'':
BRINCADEIRA, LÚDICA de PERSEGUIÇÃO
- UM PEGADOR ADAPTADO, ONDE TODAS AS CRIANÇAS PARTICIPAM, ABORDA AS ESTRUTURAS DE ESPAÇO,É MUITO DIVERTIDO, ELAS ADORAM!










AMARELINHA
pular amarelinha!












Percorrer obstáculos, COM colher NA boca, não vai deixar A bolita cair.
















2009:TRABALHEI NO NÍVEL III, CRIANÇAS ANIMADAS!!


VOLTA A CALMA: Telefone sem fio.



Variação da batata-quente,em círculo e sentadas, aqui usa-se a bexiga, passando de mão em mão, ao som de uma música alegre, quando ela parar, a criança que estiver com o balão nas mãos levanta, corre ao redor da roda (variando lado direito-lado esquerdo)e estoura a bexiga. Há a possibilidade de fazer de modo competitivo, com duas bexigas passando de mão em mão, quem chegar primeiro ao centro e estourar a bexiga, será a vencedora.

OBJETIVOS: lateralidade, noção de espaço: direita, esquerda, dentro, fora,ao redor, centro,círculo; trabalhar o correr, a atenção, socialização, o medo- as crianças mesmo com medo são incentivadas a estourar o balão, ela descobre maneiras diferentes de cumprir o objetivo.


PEGADOR:
PEGA-PEGA, COLA-COLA
As crianças adoram brincadeiras de perseguição, adoram correr e correm bem, adotam o papel na brincadeira de pegador, ou perseguido, ser raposa, urso, policial..




PASSANDO PELO TÚNEL:
Aqui as crianças formaram uma fila com pernas abertas onde o ultimo dela passa por baixo , entre as pernas dos colegas, tornando assim o primeiro.E assim por diante até todos participarem.
Variação: formando duas filas"dois túneis" quem terminar primeiro a prova será a equipe vencedora.
Ao invéis da criança passar pelo túnel, ultiliza-se uma bola.



PASSA PASSA CAVALEIRO:
Conhecida também como passa passa gavião, brincadeira de rua, resgatada com as crianças do ceinf.


DANÇA DA CADEIRA COOPERATIVA-NINGUÉM SAI!
Há uma pequena mudança na regra: todas dançam conforme a música, porém imitando um animal, escolhido pelo professor, ou sugerido pelas crianças, e ora simplesmente dançando, livremente. Quando parar a música senta nas cadeira , mais ninguem sai a criança que ficou sem cadeira para sentar, senta no colo de algum colega.

brincadeira continua, tirando uma cadeira a cada vez que a música parar, por medida de segurança termina a atividade, com 4 cadeiras.


Alongamento lúdico:rio, ponte e árvore. Desenvolve a atenção e coordenação dos movimentos.
RIO: pernas estendidas; PONTE:uma perna elevada e flexionada e ÁRVORE as duas pernas flexionadas e unidas. Essa é uma variação do famoso vivo ou morte.As crianças devem prestar atenção aos comandos e executar os movimentos.

A todas as crianças dessa turminha de 2009, que adorei trabalhar, a educação física, através das brincadeiras, do lúdico, um grande abraço!fiquem com Deus!!

11 comentários:

Anônimo disse...

Oi sou estudante do curso de pedagogia do 6º período e como estou atualmente no estágio,ando visitando alguns blogs aqui na net e encontrei o seu, achei ótimo, queria algumas brincadeiras pra trabalhar com meus alunos se possivel me envie umas dicas, ficarei muito grata. e continue fazendo este trabalho belissímo no seu blog.bjs

Anônimo disse...

otimo uas atividades 2012 tbm esta otimo ainda

Anônimo disse...

legal tantas atividades divertidas e sem gastar e ao ar livre muito bom

Julia Pimentel disse...

vai me ajudar mto no traalho de educação física
essas fotos e escritas são tudo o ki eu preciso para o meu trabalho....acho ki três brincadeiras serão o suficiente para mim apresentar
estou no 1 ano do ensino médio (magistério)
e kem publicou estas fotos e escritas estão de parabéns
mais asho ki deve colocar um pouco mais de anuncio !!!!!!!! brigada pelas dicas

Anônimo disse...

Muito bom as atividades diversificadas. Sou professora em Caxias do Sul Rs .Abraços Oneida Vilagran

Anônimo disse...

gostei ,que DEUS continue te abençoando .

Unknown disse...

Parabéns me ajudo muito! OBRIGADO]

REGIS

Anônimo disse...

olá sou professora da educação infantil, estava justamente procurando exercicios para trabalhar com minha turma de 4 anos, adorei as dicas parabés . Rio Grande / RS

à procura de si mesmo disse...

Boa noite
Amei o seu trabalho e estou no estágio de fisioterapia e fazemos atividades lúdicas com crianças, adulto jovem e idoso. Gostaria de saber de mais atividades lúdicas com essas faixas etárias acima citadas. Muito Obrigada e Parabéns.

Armanda disse...

Fui eu mesma que escrevi amiga.. que bom que ajudei

Helloiza Alonso disse...

ótima conteúdo esse para o colégio zona norte SP, adorei o post!

Postar um comentário

QUE BOM QUE DEIXOU UM RECADINHO...FIQUE COM DEUS!