EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Estamos em constante movimento,isso é próprio do ser humano, desde a nossa concepção até a morte. Vemos nitidamente nas crianças a explosão dessa ânsia de movimentar-se, agir, atuar no meio em que vive, tudo e fácil, alegre, prazeroso,simples.A criança brinca com tudo inclusive,principalmente com seu corpo,e com este interage, e descobre o mundo.A ludicidade , toma conta desse ser em desenvolvimento,e uma simples sacola plástica , torna-se um brinquedo fantástico,a sua imaginação esta a mil, assim como seu corpo, não há como não pensar na criança, e não pensar em movimento, e através deste há aprendizagem! Nossa juntar a fome com a vontade de brincar! sim! aprender a socializar-se, a ter hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas desde de criança,não se tornando sedentário,desenvolver habilidades motoras,conhecer-se e atuar no meio em que vive, a criança aprende a trabalhar com seu corpo com segurança, e assim como seus sentimentos, nas quais as atividades dirigidas proporcionam essa oportunidade.a educação física na educação infantil, sim! ela auxilia, tem seu papel de carater multidiciplinar na hora sala de aula, no letramento, na alfabetizção,na matemática, sim a educação física pode ajudar e muito a criança em seu desenvolvimento integral,não tem como separar corpo e mente, devemos trabalhar a criança como um todo.Segue algumas atividades propostas com as crianças nas quais tenho a oportunidade de trabalhar.
ATIVIDADES FÍSICAS DIRIGIDAS DE FORMA LÚDICA
Trabalho de esquema corporal:
cantar música que abragem o tema- cabeça, ombro joelho e pé..fui ao mercado, campanhia,porta janelinha, explorar os movimentos , as partes do corpo,função.
Cantamos antes, e depois dessa atividade, de contorno do corpo de uma criança, no papel pardo.eles ajudaram a nomear as partes, dizer o que estava faltando...e eu ia fazendo.Prpor em outro momento, que elas, as crianças, façam as partes que estão faltando, olhos, boca ,etc.. além disso depois que esquematizarem o corpo, ha a possibilidade de colar essa figura no papelão recortar em 4 grandes parte, formando um quebra cabeça,do corpo humano.
ESQUEMA CORPORAL MAL DEFINIDO:
PERCEPÇÃO: Deficiência da estruturação espaço- temporal.
MOTRICIDADE:Lentidão, coordenação psicomotora deficiente, atitudes inadequadas
RELAÇÃO AO OUTRO:
Insegurança nas relações com o outro.A crinaça não conhece as partes do corpo, ignora o vocabulário corporal, não situa bem seus membros ao gesticular ou por falta de concentração, ou porque não descobriu todas as possibilidades espaciais de seu corpo. Seus gestos não são harmônicos; é lenta não conseguindo agir rapidamente.
ATIVIDADES COM BALÃO:
Passar o balão em cima da corda,ou barbante, por baixo, não deixar a bexiga cair, jogar bem alto,assoprar, desenhar o personagem da história na bexiga..
eles adoram!
BOLICHE DE GARRAFA PET:
BOLICHE, FEITA DE GARRAFA PET:
ESSE BOLICHE CONFECCIONEI , COM EXPRESSÕES DIFERENTES, ALÉM DA ATIVIDADE, DO BOLICHE PODEM ATÉ SER FANTOCHES, PERSONAGEM DE HISTÓRIAS..
HÁ MUITO JEITOS DE TRABALHAR..AS CRIANÇAS ADORARAM.
DE LONGE, PERTO, SO DERRUBAR O ROSTINHO BRAVO॥ULTILIZEI TAMBÉM A BOLA DE MEIA, QUE UMA MÃE CONFECCIONOU E DOOU ,ADOREI!
ATIVIDADES COM PNEUS:
4 comentários:
Muito legal as atividades.
Muito boaa!1
Adorei as suas atividades, parabéns!!!!
Irei tirar as suas ideias e passar para o professor de educação fisica da escola onde trabalho.
Bjao
Não esquece de visitar o meu blog, estarei colocando em breve novas postagens.
http://amandaarteira.blogspot.com
adorei seu blog .
nossaaa to adorando tudoooo.... sou professora d educação física e pela primeira vez este ano vou trabalhar com educação infantil e acabei aqui na minha procura por atividades diferenciadas.. PARABÉNS AQUI TEM TD Q PROCURAVA E MAIS... : )
Postar um comentário
QUE BOM QUE DEIXOU UM RECADINHO...FIQUE COM DEUS!